Viaje pelo tempo com os dinossauros de realidade virtual na Busca do Google

Os dinossauros podem ter comandado a Terra há milhões de anos, mas com a Realidade Aumentada (RA), você pode transformar sua casa em um "Mundo Jurássico". O Google fez uma parceria com a Universal Brand Development, a Amblin Entertainment e a Ludia para trazer à vida 10 dinossauros da franquia “Jurassic World”, graças à realidade aumentada (RA) na nossa Busca. Agora, o gigantesco T. Rex pode entrar na sua sala de estar e o majestoso Braquiossauro pode caminhar entre as árvores do seu bairro.



Basta digitar o nome de um dinossauro na Busca do Google usando um aparelho móvel, e depois clicar em “Veja em 3D” para girar ou aproximar a imagem e enxergar todos os detalhes. Em seguida, é possível trazer o dinossauro para dentro de casa usando RA e ajustar o tamanho do animal – assim você pode entender a dimensão desses gigantes em relação aos objetos ao seu redor. Em dispositivos Android, dá para aumentar o volume, ouvir os passos e os estrondos dos dinossauros.

As feras de “Jurassic World” que podem ser vistas em RA incluem o Tiranossauro Rex, o Velociraptor, o Tricerátops, o Espinossauro, o Estegossauro, o Braquiossauro, o Anquilossauro, o Dilofossauro, o Pteranodonte e o Parassaurolofo.



Descubra os bastidores por trás dos dinossauros de realidade aumentada do “Jurassic World”

Os modelos usados na Busca do Google usam a tecnologia do jogo “Jurassic World Alive”, da Ludia, e representam o que há de mais realista em RA de dinossauros. Neste vídeo você pode conferir como foi feito do Braquiossauro de RA – incluindo os modelos em 3D, as texturas e a animação.

“Para criar esses dinossauros em 3D, nossos artistas conceituais partiram de uma pesquisa preliminar para descobrir muitas informações sobre cada criatura”, explica Camilo Sanin, Diretor de Criação de Personagens da Ludia. “Consultamos diversas fontes de informação na literatura, mas também trabalhamos ao lado de paleontologistas e da equipe de ‘Jurassic World’ para que os personagens fossem o mais realistas e precisos possível. Cada pequeno detalhe foi tratado com importância, até as irregularidades na cor e no padrão da pele dos dinossauros”. 

Ao contrário de outros animais de RA do Google – como um cachorro ou um pinguim –, os dinossauros impõem um novo desafio técnico: suas dimensões gigantescas. O novo recurso de escala automática do Android é capaz de calcular a distância entre o celular do usuário e uma superfície ao seu redor – para, em seguida, redimensionar automaticamente o dinossauro de modo que ele caiba na tela do aparelho. Quando a pessoa clica em “Ver tamanho real”, a tecnologia de rastreamento de RA automaticamente reposiciona o dinossauro no ambiente do usuário, para que ele caiba na sala.



Como acessar e compartilhar

Android: pesquise por "dinossauro" ou um dos dez dinossauros listados acima no aplicativo do Google ou em qualquer navegador Android e clique em “Veja em 3D”. O conteúdo em 3D pode ser visualizado em aparelhos com Android 7 Plus, e o conteúdo com RA pode ser visto em dispositivos com ARCore habilitado. Para conhecer todos os dinossauros de forma fácil e simples, use o carrossel no modo 3D.

iOS: pesquise por "dinossauro" ou um dos dez dinossauros listados acima no aplicativo do Google ou no Google.com, usando o Chrome ou o Safari. O conteúdo em 3D e RA está disponível em aparelhos com iOS 11 Plus.

Na opção de gravação, é possível criar vídeos em realidade aumentada ou recriar sua cena preferida dos filmes “Jurassic World”. Não esqueça de marcar suas fotos e vídeos nas redes social com as hashtags #Google3D e #JurassicWorld. E tenha uma boa viagem – rumo ao passado!

Publicado por Archana Kannan gerente do grupo de produto para experiências de RA


Blog do Google Brasil https://bit.ly/3igIsgt
Fonte: Robot Million
Transforme Seu #Whatsapp Em Uma Máquina de Ganhar Dinheiro em Apenas 1 Clique!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google.org: apoiando iniciativas contra a COVID-19 e seus efeitos

YouTube é processado por “discriminar” youtubers negros

TCU arquiva processo sobre franquia e limite de internet fixa